quarta-feira, 23 de maio de 2012

3ª proposta - memória descritiva;

Memória Descritiva

"A infografia é o uso de apresentações gráficas (mapas, tabelas, estatísticas, diagramas...) para comunicar. Aprenda mais sobre as bases desta profissão no seguinte artigo." Alberto Cairo
 
A infografia foi a 3ª proposta apresentada para a unidade curricular de DCV. O nosso projeto prendia-se na ideia de criar uma metáfora informativa sobre um tema à nossa escolha que posteriormente pudesse ser colocado numa revista/jornal online relacionada com o tema da infografia realizada.

Assim sendo, selecionei a famosa atriz norte-americana Meryl Streep para base da minha proposta, recolhendo informação sobre os prémios mais famosos e com mais impacto por ela arrecadados. Por consequente destaquei os Óscares, os Baftas, Cannes e os Emmys.

É importante notar a importância que uma infografia tem atualmente no ciberjornalismo. Uma vez que o leitor se encontra no mundo virtual, a facilidade para mudar de página e procurar informação mais apelativa é imensa. Uma infografia tem essa capacidade: a de levar o olhar do leitor a concentrar-se num quadro figurativo que consiga transmitir informação fiável e interessante de uma maneira agradável e dinâmica. 
Citando Clóvis de Barros Filho "respeitando o imperativo de concentração informativa no início do texto, a infografia permite ao leitor "zapear" em direção a quadro explicativo ou a um boxe sim a sensação de desinteresse pelos últimos parágrafos do texto. Este zapping poderia ter o efeito de remotivar o leitor, posteriormente, ao texto".

Para a construção de uma infografia, após a delimitação do tema e dos elementos a serem mencionados é necessário perceber que tipo de infografia funcionará melhor com o que escolhemos. Para a minha infografia decidi, ao contrário do que habitualmente costumamos ver, colocar a Meryl Streep numa pose mais informal e descontraída, apoiada num móvel, numa estante onde estariam pousados alguns dos seus prémios (os inicialmente escolhidos). Assim e traçada a estratégia a adotar, parti então para a investigação de modo a saber em que anos e com que filmes é que a atriz conseguiu arrecadar as estatuetas. 
A partir daqui, feita a seleção e investigação, comecei a construir a minha metáfora figurativa através das ferramentas Adobe Photoshop e Illustrator.

A infografia encontra-se muito presente nos cibermeios noticiosos e revela-se uma ferramente bastante útil e importante para captara a atenção do público. É usada cada vez mais em veículos jornalísticos e não apenas como forma de entretenimento. 
Segundo autores como Lester, a infografia pode ser definida como jornalismo visual, uma vez que contam "histórias com palavras, imagens e recursos de design e que envolve não apenas habilidade, mas conhecimentos de áreas bastante distintas para a conceção de um produto cada vez mais complexo".
A infografia é atualmente essencial na área do jornalismo devido às suas potencialidades aliadas às características do Jornalismo Online: principalmente ao imediatismo e à multimédia, fundamentais à representação visual da informação.

A infografia por mim realizada, embora não esteja muito rigorosa e complexa, ilustra os prémios mais importantes da atriz norte-americana em diversos espetáculos alusivos ao cinema. A ideia da estante foi de forma a colocar as estatuetas nas múltiplas prateleiras com livros a identificar os filmes e as datas repetivas. As lombas dos livros tiveram uma cor diferente para cada espetáculo.
O quadro onde o título foi inserido é do estilo barroco com uma cor mais neutra para ser identificada com a atriz. O nome da mesma está a dourado fazendo a analogia à cor mãe das estátuas.

Assim, é essencial reter a ideia que o jornalista tem de estar apto para a realização de uma infografia uma vez que cada vez mais as ferramentas web se utilizam para divulgar trabalhos para uma área maior. Pode até ser considerada uma maneira especial de fazer jornalismo mas que cada vez mais está a integrar-se no jornalismo. Lester, uma vez mais, destaque que "jousnalist must be a part of a team. Even before the reporting begins, visual journalists and graphic designers must be involved in discussion about how a story migth be covered".
Em portugal, por exemplo, se nos dirigirmos aos sites noticiosos, visualizamos variadas infografias sobre assuntos atuais (que normalmente se prolongam no tempo e têm uma atualização).
Após a realização da minha infografia, integrei-a numa página online relacionada com o meu trabalho intitulada de "The Hollywood Reporter".

Por fim, penso que a comunicação visual é, deste modo, essencial. "O incentivo ao uso da infografia deveria, portanto, representar um avanço para o jornal e para a formatação plena dos envolvidos e isto implicava em uma participação consciente de todos os atores do projeto"(Machado, Elias e Teixeira, Tattiana, 2010)


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