sexta-feira, 25 de maio de 2012

3ª proposta - ensaio teórico;

imagem 1 infografia amante de instagram


Após a proposta da docente da unidade curricular de DCV para a realização de um ensaio teórico sobre a infografia, decidi escolher esta para a minha reflexão.
 De uma forma simples e geral as infografias servem para transmitir informação. Jornalismo visual, como diria Lester. Desta forma, selecionei esta caricata ilustração para descrever e interpretar. Esta infografia foi realizada com o objetivo de descrever um viciado na ferramenta Instagram. O Instagram é uma rede social do género do Facebook (e pertencente ao mesmo) onde os utilizadores, viciados em fotografia, colocam fotos ao longo do dia e podem divertir-se com a colocação de filtros de modo a deixar a foto mais original. 

Esta infografia pretende caricaturar esses mesmo utilizadores, salientando características muito peculiares destes amantes da arte de fotografar. Após o título "How to spot a Instragam Junkie" temos uma breve explicação, seguida de duas personagens muito destacadas. A expressão "Instagram Junkie" está com um maior destaque do que a expressão "How to spot" visto identificar a temática chave. Uma vez que existem variadas infografias com este tipo de esquema, o "How to spot" é como a todas. 

É interessante notar que os infográficos pretenderam dar visibilidade aos utilizadores, utilizando um homem e uma mulher, ou seja, ambos os sexos e de etnias também diferentes. Desta forma fazem a alusão à representatividade que esta ferramenta tem no dia de hoje, mostrando que qualquer um a usa. Para destacar as características, decidiram colocar a verde (cor também to título) o símbolo do Instagram que se traduz na imagem frontal de uma máquina fotográfica. 

Depois foram destacando curiosidades engraçadas e específicas destes viciados em imagem. A única coisa como em ambas personagens é o telemóvel na mão, pronto a fotografar, uma vez que é fundamental para uma infografia com este tema. Depois, aproveitaram para dispor os restantes elementos em ambas personagens de forma a destacar e salientar o máximo número de características possível. No fim colocaram ainda atrações que cativassem os viciados no Instagram. 

O que mais me cativou nesta infografia (assim em como todas as outras destes infográficos) é o design da mesma, uma vez que é cativante e divertido, não sendo rígido nas formas. Para além disso, esta criação de estereótipos acaba não para ser invasiva e perturbativa, mas sim engraçada, tal como uma caricatura. Os espaços de textos acabam por ter um conteúdo divertido e embora não seja uma infografia com informação "verdadeira e legítima" é algo com que as pessoas se identificam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário