terça-feira, 17 de abril de 2012

2ª proposta - elementos tipográficos ;


“O que pretendo com esta revolução tipográfica e esta variedade multicromática de letras, é redobrar a força expressiva das palavras”. Marinetti.

Foi-nos proposto pela docente a descrição de uma das fotografias da nossa recolha, com vista a apontarmos os elementos tipográficos presentes.
A tipografia pode ser entendida como uma representação visual da realidade, e El Lissitzky "ressaltou os aspectos visuais e funcionais do uso das letras, palavras e sistemas na comunicação de idéias. Foi um dos primeiros designers a perceber a interdependência e a troca de influências entre a fotografia e o design gráfico. Sua concepção da fotografia como parte integrante da estrutura gráfica fez dele o primeiro designer gráfico a entender que os recursos fotográficos podem eventualmente libertar o layout das rígidas imposições retilíneas".

A fotografia por mim escolhi foi uma imagem comercial do refrigerante B! (Junção do Sumol com a Compal) que achei interessante após saber a simbologia da mesma marca.
Através da imagem notamos que a cor predominante é o roxo, uma cor forte e atrativa, que cativa e capta a atenção dos consumidores, assim como todas as outras garrafas deste produto. A parte de cima da garrafa é de um laranja forte, associada ao apetite. 

Voltando novamente à cor predominante, o roxo, foi escolhido devido ao fruto associado ao sumo, o maracujá. Para além disso ambas cores inspiram algo saudável, uma vez que são cores vivas e fortes.
No que diz respeito à fonte utilizada para a marca, o B! é uma fonte não cerifada e aredondada, que demonstra a não-formalidade da marca. A letra escolhida, o B, "O lado B da vida" significa o inconformismo, a diferença, a atração da vida, a diversão. A boa onde, o querer ser original e contornar as regras: dar uma alternativa ao lado A da vida, ao normal, ao rotineiro. 

O ponto de exclamação a seguir à letra B alimenta os argumentos utilizados anteriormente: o inconformismo, a necessidade de mudança e de reação.
A fonte que indica o sabor da marca também é uma fonte não cerifada, a bold, arredondada que dá a a ideia de ser uma fonte primária com pouco  floreado e dedicação: algo simples, divertido e que passe a mensagem. 

Posso concluir dizendo que há uma coerência entre todos os elementos desta infografia tipográfica.  Revelam todos o mesmo "espírito" fazendo passar uma imagem verdadeira, atual e necessária.

Um comentário:

  1. Bom dia! Uma vez que já seguias o meu blogue antigo – O (secreto) Ritual, gostaria de te informar que agora vivo noutra morada e caso estivesses interessada, adoraria continuar com a tua companhia :)
    A minha nova morada é: http://www.letsmaketeanotwar.blogspot.pt/
    Continuação de um dia cheio de luz e alegria!

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